Serviço

Interinstitucional / Internacional

por Portal PPGGO Fagen
Publicado: 13/05/2022 - 12:00
Última modificação: 22/08/2022 - 10:18
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto: 
Disciplinas / Eventos / Projetos
Definições: 
O PPGGO é um programa de pós-graduação stricto sensu oferecido pela Faculdade de Gestão e Negócios da UFU (FAGEN/UFU). A FAGEN possui em sua estrutura organizacional o International Office, que tem como objetivo ampliar a internacionalização da unidade, incluindo os programas de pós-graduação. A FAGEN é a única unidade acadêmica da UFU a possuir um escritório internacional próprio, que atua de forma alinhada e em sintonia com as ações instituições de internacionalização. Dentre as atividades desenvolvidas pelo International Office estão aquelas relacionadas a estimular o intercâmbio, as pesquisas e ações conjuntas entre o PPGGO e as instituições internacionais parceiras; o acolhimento e acompanhamento de estudantes e professores estrangeiros; apoio aos estudantes e professores que vão participar de atividades em instituições estrangeiras; busca por novas parcerias; incentivo à atuação efetiva dos acordos e parcerias já existentes; oferta de cursos, atividades e palestras voltadas a ampliar a internacionalização.

O International Office realiza eventos e atividades, semestralmente, para divulgação de experiências adquiridas pelos intercambistas (discentes e docentes) no exterior, bem como com a participação dos estrangeiros que estão no país integrados na graduação ou pós-graduação na universidade.

O PPGGO apoia e participa das ações e atividades promovidas pelo International Office desde sua criação, há quase cinco anos. Assim, incentiva a participação de discentes, docentes e corpo técnico em: cursos de idiomas estrangeiros, inclusive aqueles oferecidos gratuitamente na UFU; pós-doutorado no exterior; programas de curto prazo no exterior; doutorado sanduíche para doutorandos; a participação em eventos no exterior; grupos de pesquisa internacionais; e o desenvolvimento de pesquisas em conjunto com pesquisadores no exterior. Nesse quesito POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO destaca-se:

• Existência há quase cinco anos do International Office na estrutura da Faculdade de Gestão e Negócios, única unidade acadêmica da UFU a possuir um escritório internacional próprio, alinhado e em plena sintonia com as ações instituições da DRI/UFU;

• Grupos de pesquisa coordenados por docentes do PPGGO com membros de instituições internacionais;

• Apoio e participação do PPGGO em ações do International Office para atração de pesquisadores, professores e discentes estrangeiros / de instituições internacionais;

• Apoio às ações do International Office para recepção de pesquisadores, professores e discentes estrangeiros / de instituições internacionais;

• Apoio às ações do International Office para realização de eventos internacionais e que promovam a internacionalização, podendo ser citados como exemplos: Meeting (evento anual), INTERUFU (evento anual), encontros para internacionalização de currículos, oferta de cursos de português para estrangeiros;

• Site do International Office em inglês, com detalhamento das estatísticas de intercâmbios de docentes e discentes e acordos de cooperação;

• Cursos e eventos realizados a partir de projetos financiados aprovados por professores do programa, como professores visitantes e missões (UFU.CAPES-PrINt), projetos interinstitucionais, busca por financiamentos internos e externos (inclusive internacionais).

Intercâmbios Nacionais

Desde o primeiro semestre de funcionamento do mestrado no PPGGO, houve procura por alunos de outras instituições, e também de outros cursos da própria Universidade Federal de Uberlândia, para cursarem disciplinas oferecidas pela linha de Gestão Pública. Ocorre que, como o edital atual não previa a disponibilidade de vagas para esse fim, os pedidos não foram atendidos. No entanto, a partir do próximo edital, serão incluídas vagas para este fim, possibilitando que qualquer aluno matriculado em curso de pós-graduação reconhecido pela CAPES possa cursar a disciplina como ouvinte ou aluno especial.

Existem projetos de pesquisa, financiados por órgãos de fomento entre professores do Programa e diversas instituições nacionais, tais como UFSCAR – campus Sorocaba (Prof. Márcio Lopes Pimenta que participa em projeto financiado pela Fapesp, com duas submissões internacionais atualmente aprovadas, sendo uma no  Total Quality Management & Business Excellence e outra no  International Journal of Quality & Reliability Management; FUCAPE (Prof. Valdir Machado Valadão Jr.); FGV (Profa. Cinthia Medeiros Oliveira); USP (Profa. Luciana Cezarino). Todos esses projetos geraram publicações nos últimos anos entre professores do Programa e seus parceiros nas respectivas instituições.

Nos últimos anos, as atividades supracitadas se acentuaram, alunos de outros cursos cursaram disciplinas no PPGGO, alunos do PPGGO cursaram disciplinas em outros programas, os projetos de pesquisa interinstituições se acentuaram e como neste ano aconteceram as primeiras bancas de qualificação e defesa, o intercâmbio entre professores deste programa com professores de outras instituições também se acentuou. Os resultados efetivos deste intercâmbio poderão ser observados nos anos subsequentes.

Intercâmbios Internacionais

Foi submetido um plano de trabalho para que o Prof. Dr. Márcio Lopes Pimenta cursasse estágio pós-doutoral na Jönköping University, tendo como Supervisor o Prof. Per Hilletofth. Apesar de ter obtido aprovação no mérito do projeto, o mesmo não foi concretizado devido ao corte de orçamento anunciado pela CAPES. Apesar disso, os dois professores continuarão executando o projeto, que já permitiu a publicação conjunta de um artigo em periódico na European Business Review, um artigo submetido à revista Organizações Rurais e Agroindustriais e um terceiro artigo em andamento.

A Prof. Dra. Verônica Angélica Freitas de Paula cursou o pós-doutorado na Universidade do Tennessee (EUA), o que lhe permitiu gerar produções em conjunto e futuras parcerias com sua supervisora, Dra. Wendy Tate, e outros pesquisadores da instituição e do país. A Dra. Tate tem ampla experiência em Supply Chain e é editora de uma das principais revistas científicas sobre operações e logística do mundo, o Journal of Purchasing & Supply Management. Além de coordenar o International Office da FAGEN, tem desenvolvido pesquisas e firmado acordos de cooperação com diferentes instituições visando ampliar a atuação da FAGEN e dos programas de Pós-graduação no âmbito internacional. Também coordena, desde 2017, o comitê científico da X Edição do IFBAE – Congresso do Instituto Franco-brasileiro de Administração de empresas, que será realizado em Uberlândia em maio de 2019, e é decorrente do acordo firmado entre a FAGEN e o IFBAE desde 2015. Ainda dentre as ações de internacionalização, é membro do Comitê de Acordos de Cooperação e vice-presidente do Comitê de Políticas de Internacionalização da UFU, ambos comitês designados pelo Reitor e constituintes da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU. A professora também representa a FAGEN e a UFU na Câmara técnica de internacionalização de Uberlândia do CODEN 2100, juntamente com outras instituições, como SEBRAE, FIEMG, Prefeitura Municipal, SENAC e outros.

Em relação ao quesito “Compromissos de impacto da produção intelectual e internacionalização” tem como objetivos e metas:

• Incentivar a produção qualificada (A1, A2) naqueles periódicos com maiores índices de baseados em métricas de citação.

• Promover as estratégias e ações institucionais que contribuam para criar um ambiente de internacionalização.

• Manter e aprimorar as políticas e práticas institucionais para acolher discentes, pesquisadores e docentes estrangeiros, bem como incorporar em seu quadro permanente profissionais estrangeiros.

• Apresentar de forma clara e consistente a política de internacionalização do PPGGO, bem como sua relação com o planejamento estratégico do Programa.

• Aumentar o grau de internacionalização do PPGGO.

• Aumentar o índice H em 20% em média dos docentes que fazem parte do PPGGO em 2 anos

• Divulgar amplamente para comunidade interna e externa as estratégias e ações institucionais que visam criar um ambiente de internacionalização.

• Aproveitando as políticas institucionais de internacionalização da UFU, ter a participação de pelo menos dois professores/pesquisadores vinculados a instituições internacionais em atividades do PPGGO (eventos, aulas, palestras) por ano; participação de pelo menos um aluno internacional em atividades do PPGGO por ano

• Divulgar amplamente o planejamento estratégico do PPGGO, bem como suas estratégias e ações atuais e planejadas de internacionalização.

• Aumentar a presença de professores, pesquisadores e estudantes internacionais no PPGGO;

• Aumentar a produção acadêmica em inglês e a inserção em periódicos internacionais.

Em relação ao quesito “Desenvolvimento de ações alinhadas ao planejamento da IES, considerando as necessidades regionais, nacionais e internacionais" o PPGGO possui:

• Participação de docentes e discentes em atividades e na gestão do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM).

• Participação de docentes e discentes em atividades e na gestão do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares (CIEPS) que assessorar, por meio de ações de Extensão, indissociáveis do Ensino e da Pesquisa, Coletivos Populares que gerem trabalho e renda a partir dos princípios da Economia Popular Solidária.

• Apoio e assessoria da Agência Intelecto da UFU às pesquisas. A Agência Intelecto é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e terá como missão promover e cuidar da proteção legal do conhecimento gerado na UFU, além de estimular e orientar a transferência dessa tecnologia protegida para o setor produtivo.

• Participação de docentes e discentes em atividades e na gestão da Apoio Consultoria - organização sem fins lucrativos especializada em consultoria para gestão empresarial.

• Participação de docentes e discentes em atividades e na gestão do PET ADM - programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País,

• Participação de docentes e discentes em atividades de orientação e coordenação de MBAs e Especializações que propõem a formação profissional dos seus discentes conhecimentos sobre as mais atualizadas práticas de empreendedorismo e sustentabilidade a serem utilizadas no processo de gestão e controle de negócios, pertinentes à administração de organizações de naturezas distintas.

Setor Responsável: