Orientação de discentes regulares / Formulário

Assunto:
Disciplinas / Documentos / Mestrado / Serviços
Definições:

Cada aluno regular do PPGGO terá um orientador, responsável pela programação de seus estudos, definido pelo Colegiado entre os professores do Programa, no período máximo de 120 dias após a matrícula no Programa.

A definição do orientador levará em conta a linha de pesquisa, o tema do projeto do aluno e sua correspondência com o campo de investigação do docente, assim como a disponibilidade do docente.

As atividades de Orientação serão sistemáticas e programadas pelo orientador de modo a alcançar a melhor formação acadêmica e científica do aluno e os objetivos do PPGGO.

Compete ao orientador:

• Estabelecer com o orientando um cronograma de trabalhos, acompanhando regularmente sua execução;
  • Acompanhar o desempenho e as atividades acadêmicas dos alunos que orienta;
  • Programar atividades e estudos que contribuam para o desenvolvimento da Dissertação;
  • Estimular a produção e a publicação de trabalhos científicos dos orientandos; e
  • Solicitar a constituição das Bancas Examinadoras, sob sua presidência, para o Exame de Qualificação e para a defesa de Dissertação, indicando a data de realização e os examinadores.

O aluno poderá solicitar mudança de orientador uma única vez, bem como o orientador poderá solicitar a transferência de orientação do aluno, mediante requerimento dirigido ao Colegiado do
PPGGO, acompanhado de justificativa do pedido. Para julgar o pedido, sempre que se mostrar necessário, o Colegiado poderá convocar e ouvir as pessoas envolvidas, solicitando esclarecimentos.

Em caso de impedimento temporário ou definitivo do orientador, o Colegiado do Programa indicará seu substituto.

Caberá ao orientador indicar junto ao seu orientando as disciplinas eletivas que deverão ser cursadas para a integralização do seu currículo.